15 maio 2008

WEBQUEST: O lado bom da web na educação.

Entrevista concedida por mim à revista PROFISSÃO MESTRE de Abril/2008 - Ano 9 - nº 103.
RECORTES DO TEXTO DE Gustavo Rodrigues para a Revista PROFISSÃO MESTRE de Abril/2008.


"O conceito é relativamente novo, não muito conhecido no Brasil, mas já visto como uma jóia do ensino aliado à tecnologia; uma revolução para as pesquisas escolares, que envolve alunos de todos os níveis da formação educacional."

O professor Vicente Cândido, ministrante de cursos do SINPRO-SP, que começou a atuar em educação e tecnologia em 1994 e pesquisa a metodologia da WEBQUEST desde 2000, sugere que a mais simples opção para criação de uma WQ é usar o Powerpoint e gerar um arquivo ".pps".

"Geralmente, um bom projeto de WQ inicia-se com base em uma WQ já publicada, já que, todo professor sente a necessidade de adaptá-la à sua prática, à sua realidade e a de seus alunos. Assim, naturalmente vai criando a sua mesmo sem perceber", observa.

"Existem diversas formas para se concluir uma WQ: podemos solicitar desde uma simples apresentação em powerpoint, vídeo, representação teatral, etc...depende do entusiasmo do professor e da sua criatividade", completa o Prof. Vicente Cândido. Completar on line também é possível, porém é provável que isso a descaracterize e a transforme numa "máquina de ensinar", remetendo ao ensino tradicional, a não ser que a atividade inclua propositalmente a consulta a um programa de perguntas e respostas ou algo parecido."

É isso!

Até mais!