15 agosto 2008

Web Quest: O lado bom da web na Educação

por Gustavo Rodrigues na Revista PROFISSÃO MESTRE

O conceito é relativamente novo, não muito conhecido no Brasil, mas já visto como uma jóia do ensino aliado à tecnologia; uma revolução para as pesquisas escolares, que envolve alunos de todos os níveis da formação educacional. Para quem ainda não conhece, a WebQuest (WQ) é um sistema virtual multidisciplinar que hoje conta com mais de dez mil páginas na Web e propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil e Holanda, entre outros).

Leia a matéria na íntegra, clicando aqui!

Mais Dicas sobre WQ, clique aqui!

14 agosto 2008

Utilizando recursos, revendo sua prática!

Olá amigos!

É incrível como esse termo, muito usado ultimamente, revela os anseios das pessoas... todos querem utilizar recursos: do carro, da geladeira, do celular, do solado do tênis... porém, revisar a sua prática, ninguém pensa!
Há algum tempo atrás, o grande desafio era você decifrar as inúmeras possibilidades de um controle remoto da tv ou do vídeo-cassete (alguém lembra?). Ficávamos por horas tentando programar a gravação de um seriado da tv na hora marcada para assistirmos todos os episódios da semana, no fim dela. Inicialmente, esse era um dos papéis fundamentais do homem: programar o vídeo-cassete para a gravação da novela para a mulher enquanto ela ia para a faculdade, por exemplo. Depois, com o crescimento dos filhos, isso foi automaticamente transferido para eles... Outro exemplo é o carro: inicialmente, o homem comprava e se preocupava com tudo que era relacionado ao carro, inclusive o abastecimento, calibragem de pneus, alinhamento, reparos básicos, etc... hoje, o que acontece é que, embora ainda persista essa imagem de que o homem deve se preocupar com tudo no carro, surgem os itens que complementam as novidades automobilísticas; começando pelo computador de bordo, cor do painel, porta copos e outros objetos, tecido e padronagem dos bancos, tamanho do porta-malas, som, aquele identificador de objetos que obstruem as suas manobras e evitam as batidas de ré... e aí, as mulheres passaram a se preocupar mais e a se interessar pelos carros e seus recursos maravilhosos. Enfim, cito essas coisinhas para lembrar que, antes mesmo de pensar nesses detalhes existem outros muito mais relevantes e importantes: a Educação, por exemplo.
O trânsito, tema tratado constantemente e que, sempre de forma polêmica , já se tornou um assunto tão complicado quanto religião ou opção sexual.
E aí chegamos a um ponto muito discutido ultimamente: a lei seca no trânsito.
Será que alguém aí pensou que a Educação seja o melhor remédio para as tragédias do trânsito? Ok. Era preciso algo mais rígido para tentar resolver esse problema, tanto que tem muita gente que está abandonando o hábito de beber e dirigir, agora só bebem.
Porém, sem discutir a viabilidade e aplicabilidade de leis, o que vemos no trânsito é algo muito além dessa questão: a falta de educação prevalece!
Tem gente ao celular, falando o tempo todo em que está dirigindo; gente lendo jornal ao volante; ouvindo som de altíssima potência no último volume ao ponto de estremecer os carros que andam ao seu lado; os duelos de faróis altos; carros populares são oprimidos pelos carrões, aliás, tem tanto carro novo nas ruas que a gente nem consegue mais associar nomes, modelos e fabricantes... é "picanto", "clio", "x-sara", "c-3", "200 e alguma coisa"..."300 e alguma coisa"... enfim, é praticamente impossível se lembrar de tantas opções!
Então, retomando a questão dos "recursos", tudo o que há de mais atualizado em tecnologia possui recursos inimagináveis e inutilidades que você talvez nunca irá usar realmente, mas só em saber que você tem aquele recurso, você não abre mão de tê-lo. É amigos... esse é o ponto drástico da coisa. Ter, possuir, são coisas ligadas, como sabemos, ao status do sujeito. Isso prevalece. E não adianta pixar os BBB´s da vida que buscam o "sucesso" a todo custo (se é que isso é "sucesso"!). É isso o que as pessoas vão buscando e, para isso, até depreciam as melhores "frutas" que consumimos, transformando-as em objetos ligados a superexposição na mídia com ligações estreitas com "música" e sexo. E a Educação.
Alguém consegue ler na mídia alguma novidade da Educação que não seja a construção de uma escola-modelo, um professor apanhando de alunos, conflito entre gangues numa escola afastada do centro, professor envolvido com pedofilia, creche que não cuida bem de seus educandos, críticas quanto à formação de professores?
É nessa hora que observamos o quanto precisamos de Educação. Muitos congressos, encontros, simpósios, seminários, etc., acontecem por aí, porém, esquecemos do principal intuito da educação que passa pela formação do cidadão, da constituição de um indivíduo capaz de resolver seus problemas da melhor maneira possível, com clareza de objetivos, com capacidade de pensar e até modificar algo na sociedade.
Essa é a questão "prática", que extrapola a questão de uso de "recursos".
Que tal ler um bom livro "no concreto", folheando-o, ao invés de digitar no google e achar comentários e mais comentários sobre um livro super complexo?
Vamos nos preocupar com a nossa "prática", prática "mesmo", em tudo!
Podemos começar pela EDUCAÇÃO. Que tal?

Pensem nisso.

Até mais!

12 agosto 2008

PLANEJAR O RETORNO!

Olá amigos!

Depois de muito tempo e, de certa forma, ajustes no meu planejamento, volto para alimentar este blog.
Talvez minhas palavras não estejam ecoando como eu gostaria, talvez ele esteja sendo visto por poucas pessoas, enfim...
Me proponho a falar sobre planejamento.
Pensando bem, eu não havia planejado esse post, nesse momento, nessas condições, de qualquer forma, através do blog, e por ele permitir a livre expressão de qualquer criatura, irei escrevendo, escrevendo e me encontrando nas idéias.
Falar sobre planejamento sob essas condições fica complicado mesmo.... vamos escrevendo e pensando, e tentando trazer as idéias à tona.
Vamos planejar da seguinte forma: quando eu tiver algo a falar sobre planejamento, direi! Na verdade, tenho muita coisa a falar sobre esse assunto; é meu conteúdo na universidade e falo sobre isso com todas as minhas turmas, o tempo todo!
Com o passar do dia vamos "aquecendo" as idéias... conversando com as pessoas, os alunos... vamos aguardar!

Não pense nisso!

Este post foi apenas um "retorno", um sinal de vida, um sopro de postagem!

Até mais!