14 agosto 2007

PÉROLAS DO VESTIBULAR: PARA RIR OU PARA CHORAR?

Olá amigos,

Decidi comentar com vocês um ponto de vista que, acredito, muitos de vocês concordam comigo: a divulgação das tais "pérolas do vestibular".
Como somos educadores, todos já sabemos do que se trata e, portanto, não faz-se necessária nenhuma explicação. O fato é que, vivemos recebendo esses e-mails repassados por diversas pessoas, (quem nunca recebeu um desses?). Há algum tempo, falo sobre tecnologia, computadores, sala de aula, inclusão digital, etc..., assim como diversos portais e seus inúmeros colunistas, mas é impressionante ainda perceber, como pessoas ligadas à educação divulgam esse tipo de informação, que não é desprezível, mas sim, extremamente preocupante! E esses "educadores" que repassam e encaminham essas mensagens se limitam a tratar seu conteúdo como piada ou diversão, isentando-se, mas a verdade é uma só: ISSO É UMA VERGONHA!

Para todos nós envolvidos com Educação e Cultura. Desabafo aqui o sentimento de muitos professores, porém, tenho certeza de que esse círculo vicioso de "geração de pérolas - divulgação por e-mail como piada" não vai cessar. Quando você, educador receber um destes e-mails, experimente ler atentamente as mensagens e confirme os erros grosseiros de ortografia, a enorme falta de concentração, dentre outras coisas consideradas como "pérolas", e, naturalmente você se sentirá envergonhado, como eu. Mas, não desista! Utilize seu e-mail de uma forma mais útil, conversando diretamente com seus alunos através dele, refletindo com seus amigos nessa troca intensa de correspondência virtual, enviando boas notícias ou até mesmo as ruins, mas não subestime esse canal aberto que temos nesse mundo virtual. De que adianta ouvirmos falar tanto sobre a evolução no uso da web, novas tecnologias na educação, web 2.0, se não soubermos aproveitar a nosso favor toda essa parafernália. Afinal, vivemos estudando com seriedade por tantos anos que isso não cabe em nosso currículo.
Ah! Não dou demagogo e sim, PEDAGOGO!


Pensem nisso. Até mais!

13 agosto 2007

Novo visual do BLOG APROPRIAR

Olá amigos,
Quem tem passado por aqui deve ter notado uma pequena mudança no visual do blog, não?
Pois é... a gente precisa mudar sempre! Não precisamos fazer grandes mudanças.... o simples deslocamento de informações no blog, de um lado para outro, já permite um novo olhar e novas descobertas!