13 março 2007

COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA ESCOLA

Olá amigos,

Falar sobre o papel do Coordenador Pedagógico é um assunto delicado e, ao mesmo tempo, fácil.

Delicado pela posição em que esta figura ocupa na escola, onde ele deve manter o grupo de professores afinados com os conteúdos e com a linha pedagógica da escola; fácil quando vemos pesquisas apontarem que 26% dos coordenadores não promovem formação de professores nas escolas públicas*. Outros 39% afirmam que o Coordenador se reúne com a equipe periodicamente para estudar temas relacionados à proposta pedagógica da escola (nem tudo está perdido!).Agora, o dado que deixa-nos preocupados é que, 19% desse total de participantes da enquete da Revista Nova Escola na web, afirmam que O coordenador não faz formação e concentra seus esforços para resolver problemas de indisciplina dos alunos. Se somarmos esses 19% com os 39%, teríamos uma grande fatia dessa pizza dedicada à formação de professores, porém isso não acontece. E nas escolas particulares? Qual é o quadro? Eu, enquanto professor da rede particular, posso afirmar que os resultados não seriam muito diferentes destes apresentados. O que é uma pena, pois o trabalho do Coordenador deveria ter um foco maior nos objetivos pedagógicos que os professores devem seguir. Temos a figura do Diretor Pedagógico, que garante os fundamentos pedagógicos da escola e sua equipe docente, mas é tanta burocracia, tantos problemas com indisciplina de alunos e professores que essas duas peças-chave da escola estão se desvirtuando de suas atribuições.Vamos torcer para a reversão desses números, afinal, a figura do Coordenador Pedagógico não pode se limitar a acompanhar alunos e sua indisciplina.

Pense nisso.

Até mais!

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