24 setembro 2007

EAD – Educação à Distância

Olá amigos!

1“A educação a distância teve início com os cursos por correspondência, que existem desde o século 18. De lá para cá muita coisa mudou. E a evolução das tecnologias de comunicação foi um dos grandes responsáveis pela expansão do setor ocorrida nos últimos dez anos.”

Como todos sabem, as dificuldades que encontramos em sala de aula são inúmeras, mas eis que surge algo que talvez colabore para minimizar essas dificuldades: o ensino à distância.

Existem os cursos de imersão, onde você participa presencialmente durante alguns dias por mês; os cursos totalmente on-line, onde você deve se conectar regularmente para acessar ao ambiente virtual e saber sobre as tarefas, participar dos fóruns ativos e deixar seus comentários e impressões sobre os assuntos. Nesse ambiente virtual ficam gravadas as suas navegações e toda a sua interação para que os tutores* acompanhem sua evolução e entendimento com relação às disciplinas.

Muito bem estruturados, os cursos dessa modalidade exigem dedicação e estudo e, para quem pensava que nesses cursos a exigência é fácil de ser driblada, engana-se: a disciplina é fundamental, a leitura e a participação/interação também, na verdade você está sendo avaliado o tempo todo!

Existem muitos cursos disponíveis, das menores até as mais renomadas instituições de ensino superior. O futuro caminha com certa velocidade para a otimização do nosso tempo de formação e estudo e, para quem tem os dias e as noites muito ocupados, basta trocar um período de 6 a 8 horas de estudo diários por 1 hora e meia em frente ao computador (no mínimo) por dia. Resolvemos assim as dificuldades de deslocamento até o local de estudo que, dependendo de qual região de São Paulo estamos falando, 1 hora e meia é o tempo mínimo que você fica parado no trânsito caótico. Um dos fatores importantes também é a possibilidade de se “frequentar” um curso à distância que seja ministrado de outros estados ou países. Isso é a modernidade!

Como não poderia deixar de ser, experimentei alguns desses cursos para ir apresentando mais algumas das possibilidades pelas quais você poderá se atualizar e “azeitar” a sua formação acadêmica; vale a pena fazer, não somente um, mas vários cursos à distância, até pelo preparo que esses cursos nos oferecem com relação a atualização profissional e pelo ritmo que nos faz imprimir nos estudos, voltando assim nossa carreira para esse mercado cada vez mais competitivo. Mais uma vez, são provas de que não poderemos fugir da tecnologia. Caro Professor, caríssima Professora, estamos cercados por tecnologia. Não está na hora de se render aos encantos e desafios desse novo mundo? Pense nisso. Até mais!


Acesso em: 17/out/2005

* um tutor é um profissional qualificado para fazer a mediação entre os conteúdos oferecidos pelas instituições de ensino e os estudantes.

2 comentários:

Débora Menezes disse...

Caro professor, seu post me fez lembrar do Instituto Universal Brasileiro, cuja propaganda saía nas revistinhas em quadrinhos (Mônica, Pato Donald)... em tempos sem internet e sem grandes mudanças tecnológicas, aprender por correspondência era algo interessante. Mas acho que a EAD tem muitos desafios ainda. Estou fazendo um curso de educação ambiental a distância, pelo Senac-PR, e não estou achando muito motivador... parece que a internet dispersa a gente com tal quantidade de informações, que estudar por meio de um curso a distância parece, como vou dizer... fraquinho, tendo toda a rede a disposição para ser auto-didata. Mas queria passar pela experiência, e estou passando.

Vicente Cândido disse...

Prof.ª Débora,
Suas colocações são excelentes e nos faz refletir sobre essa modalidade de ensino... na verdade, esse é grande desafio: refletirmos sobre EAD e não simplesmente, nos engajarmos e pronto! Educadores sérios e que pensam no futuro não podem deixar de ver o futuro nem tampouco elaborar críticas interessantes! Obrigado pelo comentário!