26 junho 2007

A IMPORTÂNCIA DO "FEEDBACK"


Muito se tem falado sobre o feedback, ou seja, o “retorno” sobre suas ações, posturas e atitudes. Segundo a wikipédia:
“Do radical feed, alimentar, e do radical back, voltar, teríamos retro-alimentar um sistema.”
Dentre as inúmeras definições e sobre o que nós mesmos entendemos sobre o que seja feedback, eu fico com a breve definição da wikipédia, porque o sentido se aplica diretamente à Escola.
Muita gente (de escola) acha que na escola não é preciso aplicar dinâmicas de gestão e, portanto, acha que o mundo da escola é totalmente diferente do mundo corporativo. Por isso odiamos aquela piadinha: “Você trabalha ou só dá aulas?”.
Sim, na escola temos as particularidades, assim como em qualquer outro “negócio”, mas sobre o feedback, creio que seja uma das coisas do mundo corporativo que precisam ser incorporadas ao mundo “escolar”.
Nós, professores recebemos um feedback quase que diário dos nossos alunos, não é mesmo? Já dos coordenadores e diretores, o feedback demora um pouco mais, dependendo da situação. Em algumas escolas, não se têm essa postura de comentar sobre sua prática em sala de aula e sobre os colegas de trabalho e alunos. Tive a sorte de passar por alguns desses tipos de situações. Digo sem sombra de dúvida que, nas raras vezes em que tive o retorno consegui modificar um pouco a minha prática e consegui consertar algo que não estava indo tão bem.
É claro que é preciso recebermos bem essa forma de crítica denominada feedback.
Professores são vaidosos e preservam-se muito, portanto é preciso ter um jeitinho especial para tratar com eles!
Esse é o ponto! Esse “jeitinho”.... tem que existir!!!

Não há coisa pior do que o clima que é gerado quando a escola precisa passar por uma “reestruturação”, "modificação em seus quadros”, “remodelação”, “consultoria educacional”, “auditoria interna”; enfim, todas essas coisas que já ouvimos falar antes (nas escolas particulares, principalmente!).

Pois é. Analisando um pouco isso e fazendo um link com o feedback, penso: será que não seria legal as escolas optarem pela dinâmica do feedback constante, ou pelo menos antes desses momentos críticos?
Porque o resultado disso a gente já sabe: professores desmotivados com a possibilidade de serem dispensados no final do ano letivo (ou no meio dele!). E isso é muito grave. A não ser que o professor saiba dos reais motivos de sua demissão inevitável ou, pelo menos, entenda-os. Precisamos pensar na escola como ela é e precisamos detectar os problemas que surgem pelo longo caminho do ano letivo. Precisamos cuidar da escola. Coordenadores e Diretores: Precisamos de feedback!! Não descaracterizaremos a administração escolar incorporando elementos do mundo corporativo!


18 junho 2007

NAVEGAR É IMPRESCINDÍVEL


Amigos, há muito tempo a informática deixou de ser uma coisa do outro mundo. Acredito que, quem procura acompanhar de perto o desenvolvimento da informática educacional nas escolas, sabe do que estou falando. Se você ainda não está interagindo bem com essa ferramenta, seja um observador do comportamento de seus alunos e você verá que navegar é preciso!

É muito fácil ouvir: “Te mando por e-mail!” ou “Peguei no site www.....”, mas na hora em que você se vê pensando em usar o computador na sala de aula, não sabe muito bem o que fazer com ele. Na verdade, o computador parece ser coisa do outro mundo mesmo e, nós só o procuramos quando precisamos “acessar o e-mail” ou navegar “naquele site”, ou ainda, ler “a linda mensagem que recebemos daquela amiga do sul”,... Enfim, nós professores pensamos em nossos conteúdos e matérias, projetos e provas, diários..., já estamos cheio de coisas para pensar e ter preocupações! Além disso, professores também vivem tendo que arranjar um tempinho para estudar e ainda cumprir com todos os compromissos docentes, porque não arranjar mais um para se dedicar a essa ferramenta por alguns minutos do seu dia, estudando essa máquina? Sem medo!

Receita para navegar

Ingredientes:
1 computador pessoal (PC = personal computer),
1 conexão com a internet,
1 assunto em pauta,
1 professor crítico e atento,
1 cadeira ergonômicamente confortável.

Modo de preparo:

Disponibilize um tempo razoável (uma tarde, uma manhã...) e acompanhe todos os passos à seguir:
Ligue o computador. Posicione-se confortavelmente na cadeira e olhe para o monitor na sua frente.
Conecte-se à web. Após se conectar, busque assuntos de seu interesse. Use os serviços de busca para que, através de uma palavra-chave, você encontre o que precisa. Pode ser o seu hobby, pode ser algo relacionado à sua área de atuação. “Navegue” pelos links disponíveis. Perca tempo com isso! Somente experimentando você entenderá a complicada linguagem do computador e, conseqüentemente, seus alunos. Observe as dificuldades que você terá. Quando navegamos por este mar de informações chamado internet, nossos horizontes se ampliam e o professor-pesquisador tem que despertar. Tem muita coisa boa na web, mas também tem muito lixo eletrônico. Levando em conta o seu nível de dificuldade operacional, vá mais lento ou acelere sua busca, selecionando os links cuidadosamente. Aceite recomendações de site, comece analisando seu conteúdo, entendendo sua lógica de disposição das informações: o menu principal oferece quais links? Algum te interessou? Então clique nele e leia, leia tudo e discorde, discuta e critique! Ao navegar, dedique seu precioso tempo para observar criticamente o material que você tem em mãos. Afinal, nem todos os sites disponibilizam informações 100% corretas! Se você ficar em dúvida sobre um assunto e sua fidedignidade, saiba que você terá 99% por cento de chance de que seu conhecimento é o que vale. Principalmente se for algo relacionado à sua disciplina. O tempo de pesquisa pode variar de acordo com sua disponibilidade. É impossível esgotar uma pesquisa em pouco tempo, sabemos disso.
O que vale mesmo é a interatividade, a sua atualização profissional.

Aperfeiçoe a sua prática! “Plugue-se” no mundo!

Rendimento: Não haverá rendimento se você não acrescentar o seu conteúdo à porção existente na web.

texto publicado em 15/11/2004 em:
http://www.vinhedonet.com.br
republicado aqui pela relevância do tema.
imagem de:
http://www.area3.net/portafolio/bhuhb/cuentos/color/barquito_72.jpg
contato:
vicente.candido@gmail.com