16 julho 2007

ALUNOS E PROFESSORES NO ORKUT

A grande rede de relacionamento que surgiu há algum tempo continua sendo a líder de aproximações entre as pessoas!
Entre alunos e professores não é diferente. Ela aproxima todo mundo que tenha perfil por lá. O interessante é que ainda não se descobriu uma utilização pedagógica para isso. Nem sei se seria o caso de desenvolvermos o seu uso para a escola (ainda não desisti!); penso que se apenas conscientizarmos nossos alunos para o uso desse recurso já será algo bastante educativo.
Por ora, a forma de expressão de alguns alunos é que precisa ser acompanhada, tanto pela escola como pela família; e aí surgem os problemas: tem professor que ainda não sabe o que é orkut; tem professor que “sabe”, mas não criou seu perfil lá por precaução; tem professor que nem quer saber. Criar o perfil para entender o orkut é o mínimo que se pede para quem quer “conhecer” esse ambiente. Porque senão esse professor vai continuar amedrontado com o desconhecido mundo virtual. Confesso que não é muito legal ver seu nome sendo escrito por alunos em uma eleição tipo: “qual o professor mais otário do colégio”; ou ainda, “qual o professor que você menos gosta”. E tudo isso, na forma de “enquetes”, coisa que talvez nossos alunos nem tenham aprendido em sala de aula! Porém, é melhor “desencanar” dessas coisas, mas não se afaste muito desse mundo, por isso vivo incentivando meus colegas a terem seu perfil criado virtualmente. Você encontra coisas boas, pessoas que não vê faz tempo, amigos velhos, ex-alunos brilhantes. Esse é o lado legal. Agora, vendo pelo lado “legal” da coisa, muito ainda está sendo discutido e nos noticiários já temos até denúncias de abuso e outras coisas ilícitas dentro desse mundo virtual que interfere pontualmente em nosso mundo real e presencial.
Não se afete por possíveis comunidades ou enquetes do tipo “eu odeio o professor fulano de tal”, mas, não deixe de se importar com isso, mesmo que seja inicialmente algo inocente ou coisa de adolescente; isso pode virar uma transposição do bullying real para o bullying virtual e daí para mais ofensas e coisas muito mais graves é um pulinho!

Nenhum comentário: