15 março 2007

CONVERSANDO SOBRE INFORMÁTICA COM OS PROFESSORES

Minha experiência e muita reflexão habilitam-me para abordar um assunto tão difícil:“O informatiquês na escola”. Freqüentemente nos corredores ouvimos diálogos mais ou menos assim:INFORMÁTICA: “– Professor, vamos ter que habilitar os “logins”, dando-lhes permissões que não se choquem com os direitos herdados pelo grupo e seu perfil, além de baixarmos o service-pack e os “plugins” necessários.” PROFESSOR: “- Mas, eu só preciso usar o power point com as turmas da 6.ª série..?!.” Se você é professor e tem dificuldade em se comunicar com o “cara do CPD”, o “técnico da informática administrativa” e por aí..., saiba que seus problemas... NÃO ACABARAM! Um professor precisa trabalhar um conteúdo com os alunos e pensa em desenvolvê-lo com a área de informática educacional, porém, não sabe muito bem em que momento do projeto ou até mesmo, que softwares os alunos utilizarão, mas apenas ouviu dizer que o “power point” é muito bom para a 6.ª série. Pois bem, antes de tudo, ele precisa estruturar sua aula e imaginar em que momento os alunos poderão ir ao laboratório de informática. Também dizer que o computador será usado somente para pesquisa é muito vago !..” Você precisa justificar seu projeto não esquecendo que a informática é uma preciosa ferramenta educacional e interdisciplinar, portanto, pode colaborar muito mais com você! Para começar um projeto com o pé direito, discuta com seus Coordenadores e Educadores da área de Informática Educacional, eles entenderão o seu “pedagogês” e viabilizarão os melhores recursos dessa tecnologia. Não é que você deva evitar o contato com o técnico, afinal, os professores de informática devem entender mais de computadores que você! Evite sim, o grande abismo que se cria entre os técnicos e os professores. E também não se inclua no grupo que defende a tese de que “software é aquilo que você xinga e hardware é aquilo que você chuta”. Essa apatia não o levará a lugar algum, apenas ao distanciamento dos computadores. Essa apatia não o levará a lugar algum, apenas ao distanciamento dos computadores. Afinal o objetivo é transformar sua aula em algo muito mais inteligente, crítico, criativo e agradável !!
Pense nisso.
Até mais!
imagem:www.vooila.com/images/pages/informatica.jpg

Nenhum comentário: